Uruguai lança McDonalds ao contrário
16/10/2013

 Uruguai lança McDonalds ao contrário

O primeiro “McDonalds ao contrário”, como o presidente José Mujica definiu o empreendimento Uruguai Natural Parrilla Gourmet, uma franquia que vai oferecer apenas a melhor carne certificada do país, abriu suas portas em Montevidéu para exibir para o mundo as qualidades do gado nacional. A inauguração no final de setembro contou com a presença do mandatário uruguaio.
Uma grande grelha onde se colocam suculentos pedaços de carne é o centro do estabelecimento, que é uma iniciativa do Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai para difundir internacionalmente a carne do país e seu exigente e sofisticado controle de qualidade, informou o responsável pelo local, Adrián Sarkisián.
“Está é a primeira franquia do INAC. Eles provaram o sistema colocando grelhas em feiras internacionais de curta duração, como a de Xangai 2012 (China), ou em Zaragoza 2008 (Espanha), e foi muito bem. Assim pensaram em abrir restaurantes fixos. Somos os primeiros franquiados”, afirmou o ex-jogador de futebol, hoje dono de restaurante.
A ideia que sustenta a iniciativa é simples: oferecem somente carne que cumpre com os protocolos de qualidade da INAC e que seja devidamente certificada, manipulada e assada para que os clientes apreciem e espalhem a notícia de que a carne uruguaia é uma das melhores do mundo.
“Na verdade, nossa carne não precisa de muita promoção, já é a bandeira do país. Mas é preciso informar que os animais são criados em campo aberto e que graças ao seu sistema de rastreabilidade única no mundo é possível conhecer de imediato de onde veio a peça que está comendo, onde se cortou e onde se criou o animal”, afirmou Sarkisián.
O restaurante abriu suas portas faz pouco mais de uma semana e seus responsáveis estão muito satisfeitos com a recepção por parte dos uruguaios, que estão sendo a “cobaia” antes que a franquia seja lançada no exterior.
“O objetivo é obviamente o exterior, os uruguaios já sabem a qualidade de nossa carne. Mas queremos que os turistas de Europa e Estados Unidos venham a provar nossa carne e se recordem dela quando voltarem para seus países”, reconheceu Sarkisián.
Apesar da aposta decidida pela qualidade, que tem seus custos, os preços são bastante acessíveis e os clientes estão pagando cerca de US$ 30 por pessoa para um menu completo.
Um dos primeiros clientes do local foi o próprio presidente Mujica, que com sua habitual simplicidade, descreveu a iniciativa como “uma imitação do McDonalds, mas ao contrário, um McDonalds de grande qualidade para vender carne uruguaia”.
A indústria pecuária é a maior geradora de divisas do Uruguai, um país com apenas 3,4 milhões de habitantes e com 176 mil quilômetros de extensão. O país é o sexto maior exportador de gado do mundo e o terceiro em ovinos.
Durante julho de 2012 e junho de 2013, o Uruguai exportou 390 mil toneladas de carne de vaca, além de produzir o suficiente para permitir um consumo médio de 60 quilos de carne por habitante ao ano, o maior do mundo.