12 passos para e eficiência
31/10/2012

12 passos para e eficiência

Enquanto boa parte das empresas do setor enfrenta dificuldades com as entregas de fornecedores , a Coop desenvolveu um eficiente processo de recebimento, que até prêmio já ganhou! Veja o que foi feito

Erros na conferência de paletes e mercadorias paradas para checagem são passado na Coop - Cooperativa de Consumo, com 28 lojas no Estado de São Paulo. Segundo Rogério Souza Lopes, gerente de supply chain da Coop, desde que a eficiência do processo de recebimento foi avaliada, a cooperativa garantiu queda de perdas, ruptura e do tempo de descarga. Com isso, ganhou o prêmio de melhor Índice de Eficiência no Recebimento de Mercadorias - 2011, da SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região). A seguir, acompanhe o passo a passo do que foi feito pela cooperativa.



» 18.273 M² área construída
» 14.400 M² área de estocagem
» 8 docas para expedição
» 20 para recebimento
» 60 veículos são recebidos por dia
» 171 colaboradores no CD
» 6.000 Skus, aproximadamente estocados no CD.



Solucões de recebimento

1- Medir a eficiência do recebimento...
... como tempo de descarga, quantidade de veículos e volume recebido. As métricas foram definidas por meio do KPI's - Key Performance Indicator (Indicador Chave de Desempenho), ferramenta que avalia o nível de desempenho de processos internos e externos da empresa, caso das parcerias na cadeia de suprimentos

2- Relacionar as deficiências
No caso da Coop, foram identificados: paletes remontados induzindo ao erro no processo de conferência, carga misturada, tombada e carga batida, contrariando o padrão de paletização enviado previamente ao fornecedor

3- Listar os problemas que geram as ineficiências
Entre os fatores encontrados pela rede estavam: falta de capacidade de recebimento, descumprimento do procedimento de conferência total de palete, mercadorias paradas na área de stage in (onde aguardam nova checagem) e quadro de colaboradores incompleto

4- Alinhar os pedidos entre as áreas...
... comercial e de gestão de estoque, para que sejam programados com intervalos maiores de entrega, evitando, assim, gargalos em determinados períodos

5- Contar com um sistema integrado de gestão
Com isso, o setor de gestão de estoque atualiza o banco de dados de um arquivo importado do sistema – no caso da Coop é da RMS – com os pedidos emitidos no dia anterior e estabelece a data de entrega conforme o lead time do fornecedor, nível de estoque e demanda dos pedidos emitidos

6- Enviar as informações ao setor de agendamento
Após estabelecer as datas de entrega dos pedidos emitidos pelo comercial, a área de gestão de estoque deve enviar essa informação ao setor de agendamento, que repassa aos fornecedores com o dia, horário, número de doca e senha para entrega de mercadoria no CD. Tudo via sistema

7- Antecipar o fornecimento da nota fiscal eletrônica ...
... pelo fornecedor, para facilitar o recebimento do pedido, pois o setor fiscal pode corrigir antecipadamente possíveis problemas. Além da nota eletrônica, no ato da descarga, o fornecedor apresenta a nota original para conferência e arquivo

8- Compatibilizar os horários
Para evitar mercadoria parada na área de stage in, principalmente devido a divergências fiscais, a Coop pretende agora compatibilizar o horário do funcionário da área fiscal com o horário do recebimento. Hoje, cada setor trabalha em momentos distintos, o que atravanca a operação

9- Conferência física através da nota fiscal
Quando o fornecedor realiza a entrega no CD, é feita a conferência física por meio da nota fiscal – 20% do volume enviado na carga é ' batido ' (conferido unitariamente). O restante é checado por amostragem. A rede 'bate' um palete para identificar um peso-padrão, que se torna referência para os demais

10- diminuir o tempo para conferência
A Coop deverá comprar balanças para o piso, a fim de ter referência de peso e volume, e deixar de 'bater' apenas 20% da carga. Isso também diminuirá o tempo para a checagem

11- devolução total ou parcial da carga
Em caso de divergência de nota fiscal, é feita a devolução total ou parcial da carga. Se estiver tudo certo, a nota é atualizada e incluída no sistema, com as mercadorias sendo endereçadas . Em caso de devolução, é feito um apontamento no relatório de recebimento e o problema é reportado ao fornecedor

12- aumentar equipe, qualidade e velocidade de informações
Em março deste ano, o CD passou a utilizar a tecnologia de radiofrequência para recebimento de mercadoria, que garante qualidade e velocidade de informações. Ela indica os itens e quantidades a serem recebidos, imprime e identifica o produto, confirma o recebimento da quantidade de cada produto e libera os itens para a estocagem. Também houve aumento da equipe a fim adequá-la ao volume de trabalho