6 causas do estoque virtual
19/05/2017

6 causas do estoque virtual

 

Saiba mais sobre esse problema que leva a grandes prejuízos no varejo alimentar

O estoque virtual – quando o produto consta no sistema, mas não está na loja – pode causar grande prejuízo aos supermercados. Veja a seguir as principais causas:

1. Inventários mal feitos
2. Furtos
3. Mercadorias “degustadas” por consumidores na loja, que não passam pelos chekouts
4. Produtos estragados ou danificados
5. Erros da operadora de caixa ao realizar a leitura do código de barras (quando, por exemplo, ela passa o código de um tipo de gelatina pelo leitor e digita a quantidade manualmente, sendo que o consumidor está levando vários sabores)
6. Uso de produtos por alguns setores do supermercado (padaria, confeitaria, etc.) sem dar baixa no estoque

Como combater o problema
- Acompanhar relatórios que indicam quando o produto está sem vender há mais dias do que seu giro médio. Por exemplo: se um item é vendido a cada dois dias e está há três sem ter sigo registrada nenhuma saída
- Ao identificar essa situação, é preciso ir atrás do produto na loja. A ideia é identificar se ele está no estoque, mas, por algum motivo, não foi reposto; se está “perdido” em algum local do supermercado; ou se realmente não existe na loja
- Caso o item não esteja presente, é preciso corrigir o sistema de gestão, zerando o estoque. Isso é importante para novos pedidos serem disparados para o fornecedor