A importância de ações no PDV para alavancar vendas na Copa
24/06/2014

A importância de ações no PDV para alavancar vendas na Copa

De nada adianta realizar investimentos milionários em propaganda, se o consumidor não fizer a opção pela compra no ponto de venda (PDV)
Somente no período dos jogos Da Copa do Mundo do Brasil, segundo dados da Embratur, devem desembarcar no País 600 mil visitantes para ver os jogos. Esses estrangeiros movimentarão cerca de R$ 25 bi. Alguns ajustes no ponto de venda podem ampliar a visibilidade das marcas e de seus produtos durante esta temporada tão especial para os fabricantes dos mais diversos produtos: de pipocas a televisores, passando por cervejas, roupas, entre tantos outros itens que estarão à disposição de visitantes estrangeiros e também de consumidores nacionais.
Tudo que acontece no ponto de venda pode influenciar positivamente o consumidor. Por isso, é hora de vestir a camisa verde amarela, ornamentar nossas lojas e colocar nossos produtos em destaque, motivando ao máximo os consumidores, sejam eles daqui ou de outros países. Esperamos demais por esse momento, fala-se muito no “legado” da Copa, e esse legado é também e especialmente econômico. Então, vamos fazer com que a economia seja aquecida com ações positivas no PDV.
Estive em uma das maiores redes de supermercados do Brasil, situada em São Paulo, a dois dias do início dos jogos da Copa. Nenhuma movimentação substancial na loja: nem bandeirolas, nem decoração, nada de especial remetendo à Copa. Lamentável. Apenas alguns poucos funcionários circulando com a camisa verde amarela. Um engano...
Cerca de 70% de nossa percepção do mundo é visual. Somos influenciados pela organização do espaço. A pipoca, a degustação da cerveja, o colorido nos supermercados nos levam a entrar no clima e a aumentar o volume de compras. Quem nunca se viu motivado a comprar diante dos apelos de uma demonstradora ou diante de uma prática de degustação? Displays e materiais promocionais completam essa atratividade, em busca da conquista do consumidor.
Segundo dados auditados por pesquisa Nielsen/Sport Track, 63% dos brasileiros declaram que consomem algo enquanto assistem esportes na TV. Quarenta e três por cento consomem refrigerantes, 37%, cerveja; 22%, salgadinho; 15%, biscoito. Assim, fica evidente que é importante se planejar para aproveitar épocas como essa e encarar sazonalidades com bom-humor e senso de oportunidade.
Nos dias que antecedem a Copa do Mundo a melhor solução para uma empresa não ser deixada de lado pelo consumidor é entrar na onda do futebol. O momento é muito propício para explorar a associação com a Copa, porque todos os consumidores, apesar das manifestações que assolam o País, estão pensando no assunto, e o brasileiro é um apaixonado nato por futebol. Mas, para que a ação no ponto-de-venda seja vitoriosa, o apoio de uma empresa especializada é fundamental.