Apenas 39% da classe D compra em supermercados de bairro
31/10/2011

Apenas 39% da classe D compra em supermercados de bairro

É o que revela pesquisa divulgada recentemente pela QuorumBrasil, que avaliou o comportamento de consumo da classe D. Para elaborar o levantamento, foram entrevistadas 400 pessoas, moradoras da cidade de São Paulo, com uma renda familiar entre R$ 1.100 e R$ 1.600.

Entre os resultados, o levantamento aponta que 61% da população dessa classe faz suas compras em grandes redes de supermercados. Os outros 39% preferem frequentar o mercado de bairro.
Desses, 61% empurram o carrinho uma vez por mês, 21% a cada 15 dias e 18%, toda semana.

E quando o assunto é colocar a mão no bolso, as diferenças também aparecem. Para 27% dos consumidores dessa faixa de renda, o gasto médio na compra varia de R$ 100 a R$ 200. Outros 44% gastam entre R$ 200 e R$ 300 e os 29% restantes deixam nos caixas de R$ 300 a R$ 400.

A pesquisa revela ainda que o preço no supermercado é o grande fator decisivo em comparação com a qualidade do produto: 69% dos clientes da classe D acreditam que a questão da escolha pelo preço é primordial, contra 31% que optam pela qualidade.

O estudo também conclui, que realizar compras pela internet ainda é uma operação fora da realidade de 85% dos consumidores da classe D.

Pesquisa: Gestão Informativo-Orus
Fonte: SM