Apesar da baixa, o setor de pescados cresceu 5% em volume nesta Páscoa
28/03/2016

Apesar da baixa, o setor de pescados cresceu 5% em volume nesta Páscoa

A comercialização de ovos de Páscoa nos supermercados gaúchos teve queda de 14% este ano, no comparativo com 2015. Os dados são da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados). Os resultados confirmam as expectativas de consumo retraído este ano.
Os consumidores deixaram para fazer as compras de última hora para aproveitar as promoções e adquirir os ovos premium. De acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, as vendas de ovos de Páscoa com maior valor agregado mantiveram-se estáveis em relação a 2015, e representaram cerca de 13% do total de ovos comercializados. Em média, os preços dos ovos de chocolate estiveram 15% superiores na comparação com a Páscoa passada.
As caixas de bombons, aposta do setor para este ano, tiveram queda de 5% nas vendas. Já os tabletes e balas cresceram 2%. "Isso reforça a tendência do consumidor pela produção de cestos caseiros para presentear, inclusive as crianças", ressalta Longo. Ao todo, as redes gaúchas venderam 7,6 milhões de ovos e 5,8 milhões de caixas de bombons.

Pescados: vendas em alta

Se as vendas de chocolates estiveram abaixo do esperado, a comercialização de pescados cresceu 5%, em volume físico, na comparação com a Páscoa de 2015. O crescimento, entretanto, não se reverteu em valores financeiros, uma vez que boa parte dos gaúchos migrou de pescados mais caros, como bacalhau e salmão, para produtos mais acessíveis, como o peixe panga. Ao todo, foram 520 toneladas de peixes vendidas, 95% deles congelados. "O crescimento dos pescados mostra a força das reuniões em família na Sexta-Feira Santa. Ainda que o cenário de instabilidade político-econômica deixe o consumidor retraído, o gaúcho não abre mão de comemorar as datas especiais ao lado de seus familiares", pontua Longo.
Para o domingo de Páscoa (27/3), as temperaturas baixas inibiram o crescimento dos churrascos em família e, consequentemente, da comercialização de carnes e bebidas. "Ainda assim, a Páscoa alavancou as vendas de massas, vinhos, sobremesas e outros alimentos que caracterizam os encontros em família", conclui o presidente da Agas.