Atendimento vip no mercado vira estratégia para aumentar venda de vinhos no RS
20/05/2015

Atendimento vip no mercado vira estratégia para aumentar venda de vinhos no RS

Com boa safra, setor vitivinícola mira em capacitação de atendentes e supermercadistas.
Responsável por 90% da produção vitivinícola do país e colhendo mais uma boa safra de uva, o Rio Grande do Sul quer ampliar o alcance no mercado e valorizar os produtos nacionais com um foco bem definido: atrair o consumidor. A estratégia integrada passa pela oferta de serviços na hora da venda, com atendentes personalizados capazes de detalhar origem, características e diferenciais de cada rótulo.
As ações foram discutidas semana passada em Porto Alegre, no primeiro dos 10 encontros previstos neste ano no país para divulgar a cartilha Conhecendo os Vinhos do Brasil, focada em orientações a supermercados.
— Mais do que capacitar, os encontros integram produtores e vendedores e estimulam negócios — diz o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani.
Vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Márcio Milan diz que a cartilha busca disseminar um conhecimento uniforme sobre gestão e atendimento, incluindo até sugestões de promoções e campanhas em datas sazonais para elevar o consumo no país — a meta é 2,5 litros per capita em 2016.
Consultor de vinhos do grupo Pão de Açúcar desde 1997, o enófilo Carlos Cabral destacou em sua palestra durante o evento que, diante do excesso de opções, o cliente tem dúvidas e, muitas vezes, compra pelo rótulo bonito ou menor preço.
— Esta época do acaso passou. É preciso oferecer serviço e orientação. Destacar-se como vendedor de vinho dá respeito ao estabelecimento e o faz virar referência para o consumidor.
Nos supermercados do Pão de Açúcar, Cabral coordena e treina uma equipe de 220 atendentes de vinhos — mais 40 entrarão na ativa até junho. Todos passaram por uma qualificação especial, na qual conheceram e degustaram pelo menos 400 dos 1,1 mil vinhos oferecidos nas lojas do grupo, que vendeu 18,9 milhões de garrafas só no ano passado.
— Além das aulas, a preparação inclui dicas de etiqueta e até vestimenta adequada. O crucial é motivar o consumo conforme o gosto do cliente, para que ele aprenda a gostar e descubra o vinho que lhe agrada.
Gerente-executivo da Associação Gaúcha de Supermercados, Francisco Schmidt afirma que, apesar da crise, o investimento em atendentes se paga ao fidelizar clientes e ampliar vendas.
Presidente da Comissão Interestadual da Uva, que representa as cerca de 20 mil famílias que plantam uva no Estado, Olir Schiavenin destaca que a produção da safra atual deve ser de 10% a 20% maior do que a passada e elogia a iniciativa:
— O produtor investe em boas práticas e tecnologia. Logo, quanto mais conhecimento o cliente tiver das origens e características do produto, mais segurança terá para consumi-los.


por Leandro Becker
Zero Hora-Campo e Lavoura