Austrália: conheça o açougue mais luxuoso do mundo
07/05/2015

Austrália: conheça o açougue mais luxuoso do mundo

Martin Lindstrom, americano e referência mundial em marketing, consumo e marcas, viaja ao redor do mundo e mostra  o que anda vendo por aí. Em Sydney, Martin visitou um açougue, o Victor Churchill Butcher, ou Vic’s Meat, e em seu comentário o especialista disse que o “açougue alcançou  o máximo na arte de vender carne, é o mais luxuoso do mundo”.
Em Sydney, Austrália é possível encontrar um a loja de carnes com vitrine, como outra boutique qualquer. O Victor Churchill é o açougue de Vic e Anthony Puharich, pai e filho, e está por trás da Vic’s Premium Quality Meat, principal fornecedor de carne para alguns dos mais finos restaurantes da Austrália, da China e de Cingapura.
O açougue – Churchill’s Butchery – opera no local desde 1876, de forma que é uma localização apropriada para o que a família Puharichs previram como uma loja inspiradas em projetos europeus de carnes de alta qualidade. Para concretizar sua ideia, eles contrataram um arquiteto especializado em restaurantes de luxo.
A loja ostenta tantas características únicas, customizadas e exclusivas motivando a visita ao local. As características provocam, instigam e divertem os clientes, começando com a fachada com uma vitrine de vidro refrigerada para visualizar carnes vermelhas e brancas, além de seleções exibidas de forma customizada em prateleiras de cobre e vidro.
Por dentro, os açougueiros trabalham tábuas de carne de madeira em um “palco” atrás do vidro que vai do chão ao teto, enquanto cortes especiais de carnes e carcaças passam lentamente pendurados em sistemas de engrenagens e correntes de metal. Em um sinal bem humorado à recente vitrine da Louis Vuitton, várias câmeras de vídeo filmam o prato especial do dia dentro de uma redoma de vidro em um pedestal.
A empresa tem até aplicativo para celulares, chamado “Pergunte ao açogueiro” (Sak the butcher), pelo qual é possível clientes tirarem dúvidas sobre cortes de carnes e métodos de preparo.

Comentários:
JOSÉ CANDIDO DA SILVA

Ótima a materia, mostrou perfeitamente como a criatividade faz a diferença, esse empresário do ramo da carne, digo açougueiro, utilizou corretamente os conceitos do marketing, tansformou uma commoditties em luxo. Isto é a prova de que quando o produto não permite mais agregação pelos seus aspectos intrínsicos por tratar-se de uma commoditties inatura, deve ser agregado serviços. E que serviços!.
Agregar valores aos consumidores e capturar resultados para o negócio não são habilidades para qual quer um, é preciso muita criatividade.