Carnes natalinas já estão à venda até 15% mais caras
30/11/2011

Carnes natalinas já estão à venda até 15% mais caras

Símbolos da ceia dos brasileiros, as carnes natalinas já começam a chegar às gôndolas dos supermercados com preços mais altos. Fabricantes dos tradicionais peru, chester e tender estimam um aumento de preço entre 8% e 15%, sendo justificado por maiores custos de produção, sobretudo por conta do aumento no preço do milho.
Segundo Antonio Zambelli, diretor de marketing da Seara, a empresa está repassando em média 10% do aumento de custos que teve. Para Leomar Somensi, diretor comercial da Aurora Alimentos, os preços ficaram 8% e 9% maiores. Já Eduardo Bernstein, diretor de marketing da BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, vê preços entre 10% e 15% mais altos.
Para o consumidor, no entanto, os preços podem subir ainda mais, pois as redes varejistas também pretendem repassar aumentos de custo que tiveram neste ano. No mês de janeiro, houve mudança no recolhimento do PIS e da Cofins na cadeia de aves e suínos e os tributos, que antes eram recolhidos pela indústria, passaram a ser pagos pelos varejistas. Para Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), por conta da maior carga tributária no varejo, os preços aumentarão pelo menos 8% neste fim de ano,sem contar o aumento de custos da indústria.
Pesquisa: Gestão Informativo-Orus
Fonte: O Estado de S. Paulo