A ceia de Natal vai pesar 8,1% mais no bolso do consumidor neste ano em relação a 2012, de acordo com levantamento feito pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Foram pesquisados 17 produtos usados pelos brasileiros para preparar a ceia ou o almoço de Natal. Entre os 11 cujos preços tiveram as altas mais expressivas em 2013, estão os pães e panetones (15,3%), azeite (13,7%), frango (10,3%), lombo suíno (10,1%) e azeitona em conserva (9,5%).
"A tendência de alta no preço dos alimentos, vista em 2013, confirma-se na ceia", diz o economista André Braz, responsável pela pesquisa. Ele aponta que, pelos reajustes médios nos salários terem ficado abaixo da alta nos preços, as famílias de menor renda serão mais prejudicadas.
Apenas seis produtos tiveram queda de preço ou reajuste menor que a inflação média: cebola, óleo de soja, arroz, pernil suíno e vinho