Cinco motivos para trabalhar em uma empresa familiar
11/02/2016

Cinco motivos para trabalhar em uma empresa familiar

Que tal pensar sua carreira de forma diferente e trocar aquele desejo ambicioso pelas vantagens de uma empresa familiar?

 Trabalhar em multinacionais é o sonho de muitos jovens universitários. A ideia de um bom plano de carreira de fato parece mais visível em grandes companhias. Além disso, programas de capacitação, participação nos lucros e bons planos de saúde e outros benefícios, normalmente são bons nessas empresas.
Assim, como as organizações familiares conseguem competir com as multinacionais? Aqui, Marcos Dei Santi, diretor da Cemara Loteamentos, empresa familiar do interior de São Paulo, aponta cinco vantagens que podem motivar a buscar emprego nessas empresas.

- Feedback ágil – Esperar pela aprovação de um projeto, por exemplo, pode ser desgastante quando se trata de uma empresa com muitos departamentos e níveis hierárquicos. Em companhias familiares, em geral, os sócios e diretores têm relação mais direta no dia a dia das atividades e, por isso, o retorno de uma demanda, geralmente, é mais ágil. Vantagem: menos burocracia e desgastes nas relações de trabalho;

- Cultura visível – Por carregar as características do fundador, muitas vezes, o ambiente é naturalmente familiar. É possível identificar de forma mais rápida se você está alinhado ou não com a cultura da empresa. Vantagem: trabalhar em uma organização que tem tudo a ver com você;

- Amor pelo negócio – Diretamente ligados à construção do negócio, os fundadores buscam por resultado e crescimento contínuos. Eles enfrentaram dificuldades para que a empresa alcançasse o patamar atual e, claro, querem manter a saudabilidade dos negócios. Vantagem: poder crescer com a empresa e conquistar uma carreira promissora;

- Flexibilidade – Embora os benefícios nem sempre sejam robustos, como os oferecidos em grandes multinacionais, as empresas familiares têm um clima organizacional mais humanizado e buscam a flexibilidade. Na Cemara, as mamães, por exemplo, têm liberdade para amamentar, levar os filhos ao pediatra e acompanhá-los nos primeiros anos de escola. Vantagem: ter mais liberdade com a chefia para resolução de problemas pessoais, que, em médio ou longo prazo, podem interferir negativamente no desempenho do funcionário.

- Comunicação eficiente – A participação de fundadores ou sucessores na organização ajuda a manter uma comunicação mais clara e direta com os colaboradores. A relação com as equipes se torna mais próxima e a troca de informações mais recorrente. Vantagem: entender melhor os processos da companhia e identificar quando algo não vai bem.
Ele explica que, apesar de familiar, a Cemara segue uma tendência de profissionalização para se alinhar aos padrões de gestão modernos. A ideia é adotar práticas diferenciadas para valorizar o seu quadro funcional. “Praticamos o reembolso de 50% em cursos de graduação e pós-graduação, para funcionários que já completaram um ano de casa, e investimos permanentemente em treinamentos internos e externos, além de oferecermos aos nossos líderes total autonomia e independência na tomada de decisões”, finaliza Marcos Dei Santi.