Com preços agressivos, Pão de Açúcar deve ganhar vendas mas perder rentabilidade
12/02/2014

Com preços agressivos, Pão de Açúcar deve ganhar vendas mas perder rentabilidade

Defendida pelo Casino, controlador do GPA, a política de redução de preços implementada pelo braço alimentar do grupo nos últimos meses deve ter afetado o nível de rentabilidade da companhia no quarto trimestre de 2013, na avaliação de analistas que acompanham a empresa. Há expectativa, porém, de bom desempenho para as vendas, com aumento no volume por conta dos preços mais baixos.
Os principais relatórios de analistas consultados pelo jornal Valor Econômico verificou essa tendência. Na média das previsões, é esperada uma alta de 17% na receita líquida do grupo (alimentar e comércio eletrônico) e expansão de 15,5% no lucro antes de impostos, depreciação e amortização. Para o lucro líquido, no entanto, a estimativa é de crescimento de apenas 4,1%, em função dos preços mais baixos.
"Acreditamos que a estratégia de preços do GPA provavelmente continuará a impactar negativamente a margem", afirma Ricardo Boiati, analista da Bradesco Corretora. "Mas melhorias na despesa com vendas, gerais e administrativas devem compensar o declínio", observa.
Para os especialistas, o que pode equilibrar uma provável perda de lucratividade no último trimestre de 2013 são as ações tomadas pela companhia para reduzir o peso das despesas com vendas, gerais e administrativas. O GPA congelou projetos de investimentos e demitiu funcionários nos últimos meses, reduzindo níveis hieráquicos e gerando economias.
O GPA divulga seus números do quarto trimestre amanhã (13/2).