Congressistas lotam auditório para ouvir o empresário Abilio Diniz
10/05/2012

Congressistas lotam auditório para ouvir o empresário Abilio Diniz

A penúltima palestra estrutural do 28° Congresso em Supermercados da APAS 2012 ficou por conta do presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz. Com o auditório lotado, o presidente da APAS João Galassi recepcionou o palestrante, o qual falou sobre o tema “alma e coração na criação de valor para o consumidor”.

Logo no início de seu discurso, Abilio Diniz citou que ficou comovido com a maneira como todos o acolheram neste Congresso. Na sequência, ele mencionou ter muito orgulhoso de ser supermercadista, momento em que foi aplaudido pelos congressistas.

Atuando no mercado há de mais de 60 anos, o Grupo Pão de Açúcar é reconhecido pelos brasileiros como uma empresa consolidada e lucrativa. Responsável por este sucesso, ele destacou que não são representativos ao País apenas os grandes supermercados, pois muitas lojas pequenas também são bastante reconhecidas no Brasil. “Os brasileiros precisam ter consciência que o primeiro mundo é aqui e que fazemos supermercado como gente grande”, ressaltou o empresário.

Ainda de acordo com o palestrante, a diferença de um Pão de Açúcar para uma loja pequena é a administração, que precisa ser focada em tecnologia da informação e logística. “Sem estes dois elementos não se pode entrar neste jogo”, afirmou Abilio Diniz.

Trabalho em conjunto

Uma das formas do Grupo Pão de Açúcar reter seus talentos é oferecer flexibilidade aos seus funcionários em relação à escala de trabalho. “Isto significa que dentro do Grupo todos têm que ter um vice, o qual possa substituí-lo durante as folgas”, explicou.

Segundo o empresário, geralmente as pessoas são resistentes à possibilidade de treinarem outras para suas funções porque ficam com receio de serem substituídas a qualquer momento. “Nós defendemos que os colaboradores têm que ter multi funções. O domingo, por exemplo, é o nosso segundo melhor dia da semana. Assim, precisamos de escalas para garantir que nossos clientes sejam atendidos e, consequentemente, o nosso faturamento seja mantido”, garantiu Diniz, o qual defende que não existe trabalho individual.

Seguindo esta linha de treinamentos e capacitação, o Pão de Açúcar vem trabalhando, constantemente, a questão da liderança junto às suas equipes. “O melhor líder é aquele que consegue tirar dos seus liderados o melhor que eles podem dar e isso é complicado, pois tirar o máximo de uma pessoa é muito difícil porque, muitas vezes, elas nem sabem o quanto podem dar”, falou o palestrante.