Consumo deve superar R$ 1 trilhão em 2012
05/03/2012

Consumo deve superar R$ 1 trilhão em 2012

De acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE, a região Norte é a que possui maior potencial de crescimento. Para realizar o levantamento foram analisados 21 setores e 50 grupos de produtos.
O consumo no Brasil deve crescer 13,5% este ano, na comparação com 2011, o que representa uma margem de R$ 1,3 trilhão, ou seja: 30% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, segundo o Pyxis Consumo, do IBOPE Inteligência.
Dentre as áreas pesquisadas, a região Norte é a que tem o maior potencial de expansão, de 26,5%, seguida das regiões Nordeste (24,1%), Sul (19,7%), Centro-Oeste (19,4%) e Sudeste (6,5%).
Apesar da região Norte possuir 8,4% da população, ela representa apenas 5,2% do consumo no País. Por outro lado, as regiões que apresentam o maior consumo são a Sudeste, com 42% da população e 53,5% do consumo, e a Sul, com 14,3% da população e 16,4% do consumo.

Potencial de consumo

Ainda de acordo com a pesquisa, as classes A e B absorvem mais de 50% do consumo. No caso da classe A, que ocupa 2,6% dos domicílios brasileiros, as principais compras giram em torno de CDs e DVDs, representando 27,3% do total de consumo nessas categorias; produtos financeiros (25,7%), artigos de decoração (25,3%) e aquisição de veículos (25%).
Já o combustível e o ensino são os principais gastos da classe B, e representam 58,3% do consumo de cada um desses grupos. Cinema (54,6%), serviços automotivos (53,8%) e artigos esportivos (53%) seguem na sequência, como produtos consumidos majoritariamente.
Para a classe C, metade dos gastos foram com tabaco, acessórios, carnes e derivados, mercearia e matinais. E as classes D/E tiveram maior participação na compra de produtos de mercearia e cigarros (com 13% para cada uma destas categorias). De forma geral, ambas as classes (C e D/E) também representaram 12% do consumo de calçado infantil, matinais, carnes e derivados.


Pesquisa: Gestão Informativo-Orus
Fonte: NoVarejo