GPA mostra como mantém a qualidade dos seus produtos FLV
01/05/2012

GPA mostra como mantém a qualidade dos seus produtos FLV

Premiar seus melhores produtores, por meio do programa Qualidade Desde a Origem, e buscar formas de aprimorar o que já vem dando resultados. Esta foi a iniciativa que o Grupo Pão de Açúcar procurou incentivar hoje, diante de uma plateia com cerca de 200 fornecedores


Dentre os critérios foram avaliados a qualidade, a segurança (resíduos de defensivos químicos e controle microbiológico), a pontualidade na entrega, e o cumprimento do processo de rastreabilidade e adequação ao padrão técnico do Grupo. Os produtores eram das regiões Sul/Sudeste e do Nordeste/Centro-oeste do País, e as categorias se dividiram em: frutas, legumes e verduras (FLV), ovos, orgânicos e importados.

Lançado há três anos com o objetivo de obter o controle integral da cadeia de valor do FLV, comercializado nas lojas Pão de Açúcar e Extra, o programa permite o acesso a informações sobre os alimentos (como origem, região produtora, nome do fornecedor e fotos) pelo site, (www.qualidadedesdeaorigem.com.br) e este ano receberá mais investimentos nas lojas e no campo, além do lançamento do Protocolo de Sustentabilidade para os fornecedores de FLV do Grupo Pão de Açúcar, que também aconteceu hoje.

“Os ganhos em toda cadeia – fornecedor, empresa e cliente - são percebidos com produtos mais saudáveis e está em consonância com a ANVISA , que sempre nos apoiou desde a construção do projeto. Desde a primeira edição do prêmio, sentimos uma evolução no relacionamento e no comprometimento entre os fornecedores e o GPA”, comentou Hugo Bethlem , vice-presidente do GPA.

Sobre o Qualidade desde a Origem

Além de procurar oferecer um alto padrão de qualidade nas FLVs das lojas Extra e Pão de Açúcar, o programa procurou estreitar ainda mais o contato com o consumidor, utilizando o celular como apoio à consulta de toda a cadeia de produção e distribuição dos itens que chegam às lojas.

Reconhecido por sua rastreabilidade e controle de agrotóxico junto a ANVISA, o Qualidade Desde a Origem evoluiu para a plataforma móvel com o objetivo de apresentar o produto e sua origem na tela adaptada ao celular.

Mensalmente, o GPA movimenta cerca de 28 milhões de quilos de frutas, legumes e verduras em seus seis centros de distribuições, dos quais 80% chegaram a ser rastreados no primeiro ano do projeto. Para que se tenha uma ideia dos resultados positivos, Hélio Nishimura, consultor técnico do Grupo, lembrou que de 2009 para 2011 houve uma diminuição significativa nas devoluções que eram feitas nos CDs, de 4,43% para 3,26 respectivamente. “Ou seja, das 1200 toneladas de alimentos que eram devolvidos por mês, passamos para 996 toneladas”.

O programa inclui o monitoramento do uso de defensivos agrícolas utilizados no cultivo, além das análises de resíduos agrotóxicos, a implantação de sistemas de controle que medem o nível de contaminação por microorganismos, e a capacitação dos produtores por meio da implantação de BPF e BPA (Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas Agrícolas). Cada fase contou inclusive com o envolvimento dos agricultores, que viram nesta iniciativa uma forma de profissionalizar e garantir melhores condições comerciais à sua produção.

“Desde o começo do programa, conseguimos melhorar em 25% a qualidade dos produtos em nossas lojas, além de evitar a devolução de quase três toneladas de frutas, legumes e verduras por ano”, completa Leonardo Miyao, diretor comercial do Grupo.