Grandes redes mudam para competir com supermercados de bairro
05/01/2012

Grandes redes mudam para competir com supermercados de bairro

Os maiores grupos varejistas do Brasil estão reaprendendo a lidar com as lojas de bairro. O Walmart, por exemplo, acaba de fechar 7% das unidades da bandeira Todo Dia. A decisão pode ter sido consequência de uma expansão apressada e da escolha incorreta dos pontos de venda na periferia da Grande São Paulo. Já o Grupo Pão de Açúcar planeja retomar sua expansão neste ano, com a abertura de 100 pontos de vendas no novo formato Extra Minimercado. Já o Dia%, bandeira do formato hard discount do Carrefour, acaba de desembarcar no Sul do País e remodelou suas 450 lojas com o objetivo de agradar a classe C.
Essas adequações ganham mais força na periferia e nos bairros pobres, novo foco de expansão das lojas de vizinhança, que oferecem um mix de 2,5 mil e 3,5 mil itens.
Com administração independente do Carrefour, o Dia % chegou ao Brasil em 2001 e, até o terceiro trimestre de 2011, sua expansão restringia-se ao Estado de São Paulo. A partir de novembro, a bandeira desembarcou na região metropolitana de Porto Alegre, com nove lojas e também com a instalação de um centro de distribuição.
As novas lojas nascem com um conceito mais moderno, que envolve, por exemplo, o Espaço Mulher, que reúne itens de perfumaria, entre outros produtos. Modelo este adotado em todas as lojas da rede no ano passado. O forte do Dia% está na oferta de marcas próprias. São cerca de 800 itens, em meio a 3 mil.
já o Grupo Pão de Açúcar não abriu nenhuma loja Extra Fácil em 2011 porque estava repensando o modelo. Agora, com o nova bandeira Minimercado Extra, quer brigar com os mercadinhos de bairro. Segundo Enéas Pestana, presidente do grupo, o foco até 2014 estará nas bandeiras Assaí e Minimercado Extra.
Fonte: Valor Econômico