Inflação nos supermercados atinge 9,2% em 12 meses
24/09/2015

Inflação nos supermercados atinge 9,2% em 12 meses

Segundo a Apas, apesar da queda de 0,18% no índice de preços em agosto, o valor deveria ser maior para impactar o indicador acumulado
O Índice de Preços dos Supermercados, calculado pela Apas/FIPE, registrou queda de 0,18% em agosto, contando também com uma elevação acumulada, de janeiro a agosto, de 5,90%. A notícia, aparentemente positiva, não anima o setor. “A queda deveria ser maior para impactar o indicador em 12 meses, que já atinge 9,2%. A pressão nos custos continua sendo o principal fator de aumento do preço dos produtos”, afirma Rodrigo Mariano, gerente do departamento de Economia e Pesquisa da Apas.
Essas pressões se referem, em grande parte, aos reajustes na energia elétrica e à variação expressiva do dólar, o que continua influenciando a alta dos preços.
No mês de agosto, houve uma desaceleração principalmente dos produtos in natura. Isso se deve a maior oferta de produtos, a melhora no clima e o período de safra de alguns produtos, fatores que favorecem as culturas de frutas, legumes e verduras.