Lições da rede norte-americana Stew Leonard’s para sua loja
08/06/2010

Lições da rede norte-americana Stew Leonard’s para sua loja

A Stew Leonard’s é uma rede de supermercados localizada nos EUA. Possui quatro lojas e todas com características bem originais: algumas parecem celeiros. Outras, casas de fazenda. Até o layout remete ao tema, o que ajuda a diferenciar os supermercados dos demais concorrentes e ainda garante um ambiente familiar e aconchegante aos clientes. A Stew Leonard"s também adota práticas bem interessantes e que facilmente podem ser adaptadas em lojas aqui do Brasil. Um exemplo é a gigantesca foto dos proprietários (todos da mesma família) que fica na entrada das quatro unidades. Eles estão todos juntos e sorridentes fazendo compras. Ao entrar na loja os clientes têm a sensação de que eles estão dando as boas-vindas. Outra coisa que chama a atenção são os cartazes e quadros espalhados pelas lojas com informações de prêmios que a rede e a equipe receberam ao longo dos anos, além de reportagens publicadas sobre as ações sociais e os serviços diferenciados da rede. É uma espécie de propaganda de "si mesma" que a empresa faz contribuindo para melhorar sua imagem entre os clientes. Aqui estamos acostumados a ver essa iniciativa apenas em bares e restaurantes. Que tal a sua loja ser uma das primeiras a inovar? A Stew Leonard"s também é conhecida por contar o diferencial dos produtos disponíveis nas lojas, principalmente os que são produzidos pelas equipes da rede. É o caso dos croissants à venda na seção de confeitaria. A receita é da França e quem a buscou foi uma das proprietárias. Ela passou algumas semanas na cidade luz aprendendo e aprimorando receitas com chefs e confeiteiros franceses. Nas lojas foram afixados na seção cartazes relatando toda essa história. O objetivo foi agregar maior valor ao produto e explicar ao cliente porque custa mais caro. Você já pensou na dificuldade que alguns consumidores têm na hora de verificar se frutas, como melão e melancia, estão prontas e boas para o consumo? Para resolver essa questão e aumentar as vendas, a Stew Leonard"s preparou um passo a passo de técnicas para escolher esses alimentos, que é detalhado em cartazes afixados ao lado de cada banca ou cesto onde as frutas estão distribuídas. Essa foi uma forma encontrada para ajudar os clientes a levar um produto de maior qualidade. A informação gerando uma excelente comunicação com o cliente.