Marketing promocional se tornou indispensável nas vendas
06/08/2011

Marketing promocional se tornou indispensável nas vendas

De acordo com informações da Associação de Marketing Promocional – AMPRO Brasil – o setor movimenta cerca de R$ 20 bilhões por ano; mais de 50% do total dos investimentos em comunicação e marketing. As principais áreas que utilizam o marketing promocional são as de alimentos, bebidas, higiene e beleza.

A efetividade de ações de marketing promocional pode ser evidenciada inclusive nos segmentos de bebidas, como o de vinhos. Para conquistar novos adeptos, alguns rótulos apresentados pelo mercado precisam passar, por exemplo, pela aprovação do paladar dos clientes. “Para cada novo produto ou rótulo de vinho elaboramos ações como degustações em PDV, supermercados e lojas. Percebemos o retorno quase imediato no aumento das vendas”, explica Fernando Avelar, gestor comercial da distribuidora Casa Montez.

Em uma das ocasiões em que a distribuidora apresentava o rótulo francês Arrogant Frog, um vinho inspirado nas tradições francesas, a empresa contratou um ator que interpretava o estereótipo do país e brincava com clientes, ao mesmo tempo em que apresentava as características da bebida. Outra situação foi a temporada de foundies, com rodízios associados à carta de vinhos, realizada em um restaurante da capital, dando destaque ao tempo frio.

Já a agência mineira Top10 Marketing & Promoção procura atuar diretamente no alinhamento da marca junto ao público. “A demanda de ações promocionais em Belo Horizonte está cada vez maior e para conseguirmos acompanhá-la, somente no primeiro semestre investimos no treinamento de promotores, na nova sede e na criação de ações diferenciadas para os clientes, chegando a um crescimento de 25% com relação ao ano passado”, explica Fabiano Carreira, diretor comercial.

Para Avelar, o planejamento para crescimento de vendas está diretamente ligado à utilização do marketing promocional. “Essas ações servem inclusive para dar vazão a produtos que ainda não estão dentro da cesta de consumo dos clientes, apesar de serem conhecidos”, complementa.
A Orus Brasil investi em "ações diferenciadas" como: Feiras de cortes especiais de carnes, criando uma hambientação especial dentro do PDV, chamando a atenção dos consumidores e brindando-os com o exercício dos cinco sentidos. Resultado positivo onde fornecedor, varejista e consumidores são unidos com criatividade, comenta Giancarlo Pacheco, diretor da Orus Brasil.

Pesquisa: Gestão Informativo-Orus
Fonte: No Varejo