Mercado de alimentos orgânicos pode crescer 35% neste ano
11/11/2014

Mercado de alimentos orgânicos pode crescer 35% neste ano

O setor de alimentos orgânicos no Brasil deve chegar a R$ 2 bilhões em receita neste ano, crescendo 35% sobre 2013, segundo dados do Projeto Organics Brasil, desenvolvido pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O número ainda é pequeno comparado ao faturamento mundial do segmento, que foi de US$ 64 bilhões em 2013, liderado pelos Estados Unidos (US$ 35 bilhões), Alemanha (US$ 7 bilhões) e Canadá (US$ 4,4 bilhões). No entanto, o potencial de crescimento tem animado pequenos empreendedores e estimulado as grandes redes a adotar uma política de vendas específica para esses produtos.
No Pão de Açúcar, o crescimento do segmento é de 30% ao ano, e muitas lojas da bandeira têm espaço próprio para os orgânicos. O Carrefour não divulga o crescimento das vendas, mas afirma disponibilizar 200 opções de orgânicos, inclusive itens de linha própria.
No Walmart, a alta é de 10% ao ano. Segundo Luciano Nunes, diretor comercial da rede no Brasil, ainda que os orgânicos ainda sejam em média 30% mais caros que os alimentos tradicionais, já houve uma queda nos custos com esses produtos. "Há dez anos, o preço dos orgânicos era três vezes maior do que atualmente. O grande desafio é a redução de custo em cadeia, o que só acontecerá com o aumento da escala”, afirma.