Mulheres fazem mais compras emocionais do que homens
13/03/2013

Mulheres fazem mais compras emocionais do que homens

É o que confirma estudo do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). De acordo com os dados, 47% das mulheres entrevistadas já realizaram compras por impulso em momentos de tristeza, angústia ou ansiedade. Já entre os homens, este percentual cai para 37% dos casos.
Na avaliação de Ana Paula Bastos, economista do SPC Brasil, o gradual processo de inserção de mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, com um maior poder aquisitivo, fez com que elas passassem a consumir não somente para atender as necessidades básicas, mas também para saciar desejos, fato que sinaliza a necessidade de um aprendizado maior para lidar com o próprio dinheiro, na opinião da economista.
Quando os consumidores admitem comprar movidos por algum impulso, a razão mais prepoderante entre as mulheres é a baixa autoestima (49%) como problemas relacionados à vaidade e insegurança com a própria aparência.
Já o público masculino se descontrola nas compras por conta da ansiedade com algum evento que se aproxima como viagens, férias ou festas (45%).
Outros pretextos citados por ambos os sexos são tensão pré-menstrual - citado pelas mulheres em 32% dos casos - e situações de crise que envolvem o trabalho - segunda razão mais mencionada pela parcela masculina dos entrevistados (38%).