O acrônimo da Apple
25/06/2011

O acrônimo da Apple

Camisa azul com o logo da Apple, crachá cinza e branco e um iPad ou iPhone nas mãos. Esse é o visual de um “guardião do código A.P.P.L.E”, uma lista de recomendações que tornam o vendedor da marca sui generis.
Fatores que guiam a equipe de loja a interagir de forma eficiente com os consumidores, e formam um curioso acrônimo, segundo recente matéria do jornal The Wall Street Journal:

A pproach customers with a personalized warm welcome (Recepcionar os consumidores com uma saudação calorosa e personalizada)
P robe politely to understand all the customer’s needs (Conversar com o consumidor de forma educada para entender suas necessidades)
P resent a solution for the customer to take home today (Apresentar uma solução para o consumidor levar para casa hoje)
L isten for and resolve any issues or concerns (Prestar atenção ao questionamento do consumidor e resolver qualquer assunto ou problema)
E nd with a fond farewell and an invitation to return (Finalize o atendimento com um carinhoso adeus e o convide para retornar à loja)
A reportagem do Wall Street Journal também apurou outros códigos, agora fora do acrônimo, que os vendedores Apple devem seguir:
- seu trabalho é entender o que seu cliente precisa – muitas vezes nem ele mesmo sabe o que é;
- funcionários não devem corrigir o consumidor em relação aos nomes que dão aos produtos Apple. Por exemplo, se o consumidor chama o iPod Touch, de “iTouch”, deixe-o chamar como preferir;
- funcionários não recebem porcentagem sobre as vendas, mas são encorajados a vender o Apple Care, que possui benefícios como o service de assistência técnica Genius Bar;
- Qualquer funcionário que se atrasar dez minutos por três vezes, em seis meses, perderá sua vaga.
Outros fatos em relação à Apple que vale a pena saber:
- São mais de 300 lojas em 11 países;
- A divisão de varejo da Apple tem se tornado cada dia mais lucrativa, representando US$3,19 bilhões do lucro do último trimestre, ou 13% das vendas totais da empresa. A divisão de varejo também cresce mais rápido que a própria Apple;
- As Apple Stores empregam 30 mil funcionários. Um funcionário do Genius Bar ganha US$30 por hora, e um vendedor de loja US$9 a 15 por hora. É raro alguém que comece no chão de loja ser promovido a um cargo corporativo dentro da Apple;
- Ser aceito para trabalhar em uma Apple Store pode ser mais difícil que entrar para Harvard. Em 2009, segundo dados da Apple, 10 mil pessoas mandaram formulários para participar da seleção de uma loja no Upper West Side de Manhattan. Destes, apenas 200 foram aceitos – numa taxa de 2% de aceitação

Fonte: OVarejo
Pesquisa: Gestão Informativo-Orus