O Futuro do Supermercado
23/06/2010

O Futuro do Supermercado

O futuro dos supermercados está na diferenciação e na especialização do target. Essa é a onda que vem acontecendo nos Estados Unidos de acordo com John Stanton, especialista em marketing e tendências em alimentação, que relatou casos de sucesso de alguns supermercados norteamericanos em palestra no 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, realizado pela APAS – Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo. São supermercados de pequeno porte, focados no negócio de alimentos para quem não tem muito tempo para cozinhar, mas quer comer bem e busca por saúde e bem-estar. Diferenciam-se não somente no mix de produtos, como também na sinalização das gôndolas e na criação de marcas próprias com valor, sem contar a valorização do posicionamento da marca. Para sobreviver no mercado competitivo, supermercados americanos estão criando com sucesso diferenciais a fim de atrair consumidores dentro do de um target específico. Um exemplo é a companhia britânica Tesco que trouxe a rede Fresh & Easy aos Estados Unidos, um formato totalmente novo, com comprometimento sustentável e foco em saudabilidade. “Realizam sinalização inteligente informando de onde vem o produto e como é feito, por exemplo. O estacionamento tem ainda áreas reservadas para carros híbridos. Isso mostra o que é importante para eles”, completa Stanton. A rede Wegmans é outro caso de sucesso porque apresenta uma variedade grande de itens que não são encontrados nos hipermercados. “Enquanto o Walmart oferece as marcas líderes de azeite de oliva, a Wegmans proporciona uma experiência de sabor com mais de 12 opções”, conta. De acordo com Stanton, supermercados estão se diferenciando até fora das gôndolas. Há redes que criaram, por exemplo, vagas especiais para grávidas e mães com crianças, ações lúdicas para crianças nos estacionamentos, além de amostras grátis de produtos nos banheiros. “Os banheiros do supermercado devem ser bonitos, limpos e contar com itens para experimentação, por meio de parcerias com os fornecedores. Esta é outra forma de atingir o target”, finaliza Stanton.