O mercado e a busca por soluções
16/06/2017

O mercado e a busca por soluções

Sempre é hora de rever conceitos, reavaliar métodos e comparar resultados. Analisar sempre para ver se a maneira de pensar e agir está funcionando, na vida pessoal e principalmente nos negócios. Todos estamos acompanhando as inúmeras crises políticas e econômicas que nosso país está mergulhado, não tem como estar alheio a tudo isso. Mas é justamente por isso e nesse momento que devemos buscar soluções para continuarmos “vivos”, precisamos trabalhar e trabalhar cada vez mais.

Vamos pegar um exemplo em nosso mercado. Houve um tempo em que apenas as padarias vendiam pães. Como as pessoas queriam comprar pães todos os dias, essa era uma boa maneira de atrair o consumidor. Um dia, entretanto, os supermercados também passaram a vender pães, inclusive mais barato que as padarias.

Ter um concorrente com preço mais baixo matou muitas padarias, porque ele atendia à necessidade dos clientes que queriam comprar pão com preço baixo. A situação forçou as padarias a rever seus negócios. Muitas delas fecharam e outras evoluíram para o nível melhor de qualidade de seus produtos que somente quem se dedica a essa especialidade pode oferecer.

Em resumo, você tem de analisar seus resultados e os dos seus concorrentes, para saber se você tem uma Solução-Ouro, ou se pode construir uma.

Uma Solução-Ouro é uma solução especial, que coloca você como um fornecedor diferenciado e geralmente torna seus concorrentes irrelevantes.

Um exemplo de uma Solução-Ouro é o Cirque du Soleil. Para eles, não importa o que os outros circos fazem, cobram ou vendem, porque criaram um mercado à parte, algo especial.

Outros exemplos são iPod e o IPhone.Mesmo sendo novas invenções propriamente, a Apple conseguiu criar produtos tão especiais que eles representam quase uma nova categoria de aparelhos, ainda que sejam apenas um mp4 e um telefone celular. E a Apple se tornou poderosa porque tem a mente aberta para estar entre os gigantes, mas também para estar entre os clientes e ouvir o que eles querem.

Para construir uma Solução-Ouro, muitas vezes você precisa deixar de lado tudo que vem fazendo, para que sua mente fique livre para ver a situação a partir de ângulos diferentes.

Dizem que a carpa japonesa tem habilidade de se adaptar ao tamanho do tanque em que é colocada. Se o tanque for grande o suficiente, ela pode chegar a 40 ou 50 centímetros de comprimento. Contudo, se for colocada em um aquário, seu tamanho não passará de 7 ou 8 centímetros. Assim funciona nossa mente. Se mantivermos nosso modo de pensar restrito àquilo que sabemos, ou ao que estamos acostumados a fazer, ao nosso “aquário mental”, não vamos crescer. Para encontrar Soluções-Ouro para os problemas, precisamos deixar nossa mente livre para evoluir.

Vamos em busca de novos resultados. Vamos em busca de soluções.