O mercado e as Franquias
24/11/2010

O mercado e as  Franquias

No ano que vem, 10 mil novos pontos de venda franqueados devem ser abertos no Brasil. Boa parte deste crescimento ocorrera nas regiões Sul, Norte e Nordeste (nessas duas últimas, especialmente por conta da ascensão das classes C e D). Porém a maior parte das marcas que abrirão mais unidades tem uma origem restrita. “São Paulo concentra 53% das franqueadoras do País”, disse Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que realiza esta semana na Praia do Forte (BA) sua 10ª Conferência Anual. Além de São Paulo, Rio de Janeiro (13%), Paraná (8%) e Minas Gerais (7%) são os outros estados que concentram as marcas de franquias brasileiras. Pernambuco se destaca por ter 3% das marcas em operação. E, mesmo diante da expansão do setor (de 15%, em 2011), as possibilidades de surgirem novas marcas regionais são remotas. “O nível de competitividade é muito alto. É preciso criar uma estrutura, ter conhecimento prévio, para que o negócio seja sustentável no mercado”, observou Camargo. O destaque pode ocorrer se for algo muito inovador, como, por exemplo, a criação de uma rede de perfumarias em Manaus com cosméticos feitos à base de produtos amazônicos, ou de sorveterias com sabores de frutas típicas da região. Por isso, Camargo apontou: o crescimento das franquias pelo interior do País acontecerá por conta da entrada de players já estabelecidos em grandes centros. Tendências Como as mulheres já somam 45% da força de trabalho brasileira, prevalecem os tipos de serviços voltados a elas como tendências no setor de franchising. Ricardo Bomeny, presidente da ABF, destacou o crescimento das lavanderias, o que reflete a mudança no hábito das consumidoras. Além disso, por conta da ascensão das classes emergentes, ganham importância as microfranquias, que requerem investimento máximo de R$ 50 mil e que podem ser bancadas por um investidor emergente. Pode-se falar da Franquia Orus Brasil, especializada em gestão de produtos no varejo, que começa se destacar e ganhar espaço no mercado de serviços em supermercados, um seguimento que tem muito para crescer. E ainda outros serviços, como sapataria, costura, passeio com animais, imobiliárias, chaveiro, etc. Já por conta da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, as escolas de idiomas (como a Wizard, maior do segmento no mundo) e redes hoteleiras são as principais beneficiadas.