O que faz Abilio Diniz ter sucesso nos negócios
07/11/2017

O que faz Abilio Diniz ter sucesso nos negócios

Saiba o que é considerado importante pelo empresário, um dos mais bem-sucedidos empreendedores do País

Abilio Diniz dispensa apresentações. O empresário deixou o GPA, fundado por sua família, em 2013 e partiu para novos desafios. Voltou a empreendedor e hoje é acionista e integrante do conselho do Carrefour e da BRF. “Queria liberdade para empreender após minha saída do Pão de Açúcar, o que exigiu que eu me reinventasse”, afirmou durante o Latam Retail Show, evento voltado ao varejo, que aconteceu no final de agosto. Promovido pela GS&MD Conteúdo & Relacionamento, o congresso aconteceu na capital paulista. O empresário contou que, em seu processo de reinvenção, foi importante ser resiliente para adaptar-se às mudanças e resistir à pressão das dificuldades. Contudo, ressaltou Abilio, o mais determinante foi reafirmar valores e pilares. “Eles contribuíram muito para me dar força e fazer com que chegasse aonde estou”, afirmou. Confira a seguir os principais pontos da palestra e as lições de Abilio Diniz que o ajudarão nos negócios.

 

10 lições de Abilio Diniz

01 - Ética e honestidade
“Aprendi esses valores com meu pai. Elas fazem parte da minha vida profissional. Isso gera confiança e credibilidade nos negócios”

02 - Humildade e aprendizado
“Humildade não é usar roupa velha ou fazer voto de pobreza. Mas ter respeito, saber ouvir, dar oportunidade a quem tem potencial e é merecedor. É também ter ciência de que não se sabe tudo e aprender com os outros”

03 - Foco para não desistir
“Se você não tiver garra, é grande a chance de desistir na primeira dificuldade. E isso não pode”

04 - Organização e disciplina
“Eu não teria chegado aqui sem disciplina. Há pessoas que dizem que sou irritantemente disciplinado. Mas o executivo de sucesso precisa ter agenda, compromisso e ser organizado”

05 - Arriscar para crescer
“Não existe certeza absoluta no mundo dos negócios. Nada vem sem risco. O medo dificulta o empreendedorismo. É importante o empresário calcular, mitigar e arriscar para crescer”

06 - Sem medo de copiar
“Nesta vida fui mais copiador do que inventor. Dizem que o caminho do copiador é mais rápido”

07 - Autoconhecimento
“Quando algo dá errado, costumo olhar para o espelho e não para a janela. Ou seja, olho para mim mesmo. Afinal, não se controla o que está fora, mas sim o que está em você”

08 - Velocidade nas decisões
“Velocidade é o nome do jogo. Isso não significa ter pressa. São coisas diferentes. A pressa te faz tomar decisões erradas. A velocidade te antecipa; é você sair na frente”

09 - Condução dos negócios
“Não deixe as coisas serem levadas. É você quem deve conduzir. Mas, para isso, precisa saber o que quer para traçar o melhor caminho”

10 - Processos claros e pessoas
Uma empresa é gente e processo; processo e gente. Se o negócio não vai bem, avalie esses dois pontos. Com certeza, um deles apresenta problemas”