O que faz o Promotor de Vendas de uma empresa?
06/04/2017

O que faz o Promotor de Vendas de uma empresa?

Você já ouviu falar em promotor de vendas? Sabe o que é e o que faz um promotor de vendas? Tenho certeza que você já esbarrou pelo menos uma vez com um deles em sua vida e nem se deu conta de que era um promotor de vendas! Vamos aos fatos: sabe quando estamos dentro de um supermercado e nos deparamos com aquele rapazinho todo uniformizado arrumando uma prateleira específica de uma marca, ou ainda quando somos chamados por aquela mocinha simpática que nos oferece uma degustação de alguma mercadoria? Pois é, eles são promotores de vendas.

Saiba mais sobre este profissional:

Quem é o promotor de vendas?

O promotor de vendas de um PDV (Ponto de vendas) é responsável por promover e melhorar o desempenho da marca e do produto a qual representa. Para isso, ele precisa encontrar maneiras mais atrativas de oferecer a mercadoria ao consumidor, contribuindo para a venda do produto e deixando-o mais próximo da marca que representa, seja pela disposição dos produtos nas prateleiras e em pontos mais visíveis dentro de uma loja, pela degustação do produto, por sanar dúvidas técnicas do consumidor ou sendo ponto de apoio ao vendedor da loja.

Além de desempenhar essas funções frente aos consumidores em um PDV, o promotor também é responsável por reportar à indústria algumas informações como o preço e promoções promovidas pelo concorrente, o potencial de venda e pontos de melhorias de cada estabelecimento, resultados de determinada campanha, entre outros. Por meio dessas informações, a indústria tem condições de tomar ações de melhorias, trocas ou ainda interromper alguma campanha, aprimorar os produtos ou embalagem e auxiliar o PDV a promover mais vendas de sua marca e produto.

Principais funções de um promotor de vendas

Estoque e reposição

É responsabilidade do promotor informar ao PDV a função de repor os produtos nas prateleiras e negociar pontos de destaque dentro da loja para que o produto tenha uma melhor exposição ao consumidor e uma maior conversão de vendas.

Atendimento e dúvidas técnicas

O promotor pode chamar a atenção do consumidor gerando promoções da marca, degustações de produtos, sanar dúvidas técnicas dos clientes e promover teste quando perceber que este ainda não está totalmente convencido.

Vendas

Nas vendas, o promotor é um apoio para o vendedor da loja, auxiliando nas negociações com o cliente, estando totalmente por dentro das funcionalidades do produto, seus benefícios e demostrando tudo isso ao público.

3 dicas de como ser um Promotor mais eficiente em seu PDV

Planeje

Faça um planejamento para todos os PDVs que você vai visitar no dia. Como, normalmente, o promotor visita mais de um PDV por dia, estando com um planejamento em mãos fica mais fácil de desenvolver as ações conforme previsto, sem correr o risco de esquecer de tomar uma ação que poderia melhorar a promoção de seu produto no PDV.

Faça uma lista de tarefas

Tenha uma lista de tarefas de tudo o que você deve fazer no PDV que você for visitar, uma espécie de check list. Assim, antes de sair do ponto de venda, você poderá consultar a lista e verificar se tudo já foi concluído.

Use a tecnologia a seu favor

Com a ajuda de um smartphone, você pode enviar a seu gerente, em tempo real, informações importantes sobre o PDV em que está, como as promoções desenvolvidas pelo concorrente, sucesso de uma campanha, necessidade de fazer alguma promoção da marca etc.