O segredo dos supermercados Fairway
21/10/2014

O segredo dos supermercados Fairway

Ser autoridade em alimentos. Esse é um dos principais lemas da rede norte-americana de supermercados Fairway. Localizada no Estado de Nova Iorque, a varejista, que tem Steven Jenkins como sua alma na área da alimentação, já inspirou muitos supermercadistas por aí. E, claro, se orgulha por ser reconhecida pela qualidade, variedade e conhecimento que possui em relação aos produtos comercializados em suas 17 lojas espalhadas por cidades, como Nova Iorque e Woodland Park. “Ser autoridade em alimentos é o nosso principal diferencial. É o que tem garantido nosso sucesso desde 1981, quando ingressei na rede”, disse Jenkins em palestra ministrada no último mês de maio, durante a feira da Apas (Associação Paulista de Supermercados), realizada na capital paulista.
O segredo, conforme revelou Jenkis, está em ações simples que viraram regra na rede. Importar produtos diretamente dos fabricantes e produtores é um exemplo. “Escolhemos a dedo nossos fornecedores de frutas, verduras, legumes, além de frutos do mar, e alguns itens industrializados, como vinhos, conservas e outros”, contou Jenkins. Ele acredita ser muito importante para quem atua no varejo viajar e explorar outras culturas em busca de novas mercadorias e fornecedores. “Nosso objetivo é que a Fairway esteja sempre à frente no que diz respeito a novidades. Queremos ter cada vez mais itens exclusivos em nossas lojas, porque isso eleva o tráfego de clientes e aumenta o tíquete médio”, afirmou o responsável pelos alimentos da Fairway.
Estimular os funcionários da área de vendas a se informar quanto aos produtos comercializados nas lojas, bem como sua origem, benefícios, curiosidades e receitas é outra prática comum nas lojas da Fairway. “Orientamos todos a ler sobre esses assuntos, pelo menos, durante quinze minutos do dia. Afinal, além de trabalharmos essas informações nas gôndolas e corredores com o uso de cartazes e outros recursos visuais, nossos funcionários orientam e tiram dúvidas do público”, ressaltou.
Produzir vários alimentos dentro das lojas está entre os diferenciais dessa rede norte-americana. Pães, queijos, peixes defumados, massas, tudo é feito na frente dos clientes. “Surpreendê-los com brindes, como um pacote de frutas, uma compota, é outra ação simples que pratico diariamente pelos corredores da loja e que ajuda a fidelizar”, lembrou Jenkies, durante sua palestra. A Fairway também organiza cursos sobre gastronomia e bebidas com a participação de chefs e outros especialistas. “É um evento pago e sempre muito concorrido. Serve para nos aproximar do público. Além do mais, é sempre uma festa animada, que atrai pessoas de longe”, garantiu. Um dos orgulhos da Fairway são as ações sociais –promovidas pelas lojas nas comunidades onde atuam – como a doação de alimentos a orfanatos, asilos e outras instituições carentes.
A Fairway está cheia de bons exemplos. Avalie o que pode ser mais interessante para o seu negócio. Sua loja pode se tornar autoridade em alguma coisa!