Pela modernização da legislação trabalhista
08/08/2016

Pela modernização da legislação trabalhista

por Fernando Teruó  Yamada

A Abras tem em todas as suas ações junto ao governo defendido a importância das reformas estruturais para o País: Tributária, Fiscal, e da Previdência, além damodernização da legislação trabalhista (CLT). O Brasil precisa dessa modernização urgente, principalmente considerando os desafios do momento econômico atual, que já levou milhares de empresas à falência e milhões de trabalhadores ao desemprego.
 No início deste mês de julho encontramos um forte aliado no governo, o atual ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Em reunião com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), ele enfatizou que está empenhado na modernização da legislação trabalhista, para que todos, empresários e trabalhadores, tenham mais segurança ju
Tivemos uma excelente reunião, coordenada pelo presidente da Frente CSE, deputado Rogério Marinho, e pelo líder do PTB, deputado Joavair Arantes, com a
participação de mais de 50 deputados, além de nós da Abras e de nossas coirmãs membros da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).
 Nosso objetivo, quando falamos de modernização da legislação trabalhista, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que foi criada na década de 40, é atualizar e simplificar. Como bem disse o ministro Nogueira, durante a reunião com a Frente CSE, a proposta não é fragilizar nem precarizar o emprego, pelo contrário, a ideia é permitir o maior índice de empregabilidade, visando o maior desenvolvimento do País nos próximos anos.
É por isso que nós, na Unecs e na Frente CSE, defendemos a aprovação imediata da Lei do Trabalho Intermitente, atualmente em debate no Congresso, que poderá gerar mais de 5 milhões de novos empregos. Muitos países já contam com legislações dessa natureza e está mais que na hora de o Brasil também ter a sua. Nós, empresários, precisamos de um ambiente de trabalho que valorize o  empreendedorismo e o poder de geração de novos empregos. E, para isso, legislações mais modernas e eficientes são fundamentais.

 

Giancarlo Bitencourt Pacheco
Diretor Grupo Orus Brasil
www.orusbrasil.com.br