Pepsi não consegue atender demanda de promoção em supermercados
12/09/2011

Pepsi não consegue atender demanda de promoção em supermercados

Durante a semana passada, a Pepsi divulgou uma campanha para convidar os clientes a experimentar a marca. Em troca, ganhariam uma unidade extra a cada produto adquirido. A promoção, válida apenas para o último fim de semana, estipulava um limite de 24 unidades por CPF. Os supermercados credenciados ficaram lotados de consumidores atrás da bebida. Até aí tudo bem. O problema foi que o estoque das lojas não deu conta da demanda.
Redes como Pão de Açúcar e Coop, entre outras, ficaram rapidamente sem o produto. Em algumas lojas da região metropolitana de São Paulo, houve tumulto e reclamação de clientes. Em Salvador, houve protesto de clientes em frente ao supermercado Hiper Bom Preço, no bairro Cabula, de acordo com informações do jornal Tribuna da Bahia.
Procurada pela reportagem de SM, a Ambev, dona da marca Pepsi, não havia se pronunciado até o fechamento desta matéria. Em nota divulgada pela companhia no final de semana, a Pepsi disse que a promoção foi um sucesso e que "superou em muito as já altas expectativas".
Na nota também consta que "a operação de produção e logística foi dimensionada para atender à forte demanda esperada para o período, por isso, foram colocadas nas lojas, para venda nestes dois dias, um volume de Pepsi superior a um mês de vendas regulares. Ainda assim, vários pontos de venda tiveram seus estoques esgotados em poucas horas. Agradecemos a forte adesão dos consumidores à ação".
Algumas redes culpam a Pepsi pelo problema. Segundo Wilson Barquilla, diretor comercial do Pão de Açúcar, a rede recebeu um estoque equivalente às vendas de todo o mês de setembro do ano passado para atender essa promoção. Mesmo assim, o Pão solicitou mais 60 carretas do produto para a Pepsi, no entanto, recebeu apenas um terço disso. Para Barquilla, houve falha logística da Pepsi. “Eles subestimaram o potencial da promoção”.
A saída encontrada pelo Pão de Açúcar para evitar problemas com seu público foi compensá-lo distribuindo outros refrigerantes para quem tentasse comprar Pepsi.
Pesquisa: Gestão Informativo-Orus
Fonte: Portal IG e Redação SM