Pesquisa exclusiva: Novos tipos de carnes engordam a ceia
22/10/2011

Pesquisa exclusiva: Novos tipos de carnes engordam a ceia

Embora as versões típicas ainda sejam as mais consumidas, o brasileiro está variando as opções de carne nas festas. Ganham espaço as embaladas e as consumidas em churrascos.

Uma mesa com diferentes tipos de carnes. Essa será a cara da ceia do brasileiro neste fim de ano. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Around Research para SM sobre os hábitos de consumo no Natal. Segundo o estudo, as carnes tradicionais continuam sendo valorizadas e estarão presentes nas festas de fim de ano de 95% dos respondentes. Mas o varejista precisa ficar atento às mudanças para não ser pego de surpresa com um planejamento fora da realidade.




Para se ter uma ideia, neste ano, houve uma queda de 5 pontos no percentual de pessoas que afirmam consumir carnes natalinas no fim do ano. Para Wagner Campos, especialista em consumo da True Consultoria, o aumento da renda do brasileiro fez com que as operadoras de turismo ampliassem a oferta de pacotes de Natal e réveillon. Por isso, muita gente, principalmente da classe média para cima, não tem comemorado a data em casa. Se o poder de compra continuar crescendo, esse é um novo perfil de cliente que exigirá do varejista muito esforço para atrair. Em vez de produtos para ceia, ele vai precisar de hidratante, protetor solar, entre outros itens para viagem. Mas convém lembrar que esse ainda é um nicho que precisa ser observado mais de perto.

De acordo com o levantamento, também diminuiu a quantidade dos que afirmam adquirir três peças de carnes no período – de 34% em 2010 para 31% agora –, enquanto subiu o percentual dos que pretendem comprar apenas uma unidade: 13% em 2011, contra 10% da pesquisa anterior. Daniela Casabona, coordenadora de atendimento da Around Research, explica que isso não significa queda no consumo desses produtos como um todo. "O que acontece é que as famílias se reúnem para comemorar a data e é hábito cada um levar um prato. Por isso, os consumidores compram menos peças individualmente, mas as carnes natalinas estão todas presentes à mesa", comenta. Tanto é que, segundo a pesquisa, 76% dos respondentes afirmam que passam a ceia com mais de cinco pessoas juntas.
Pesquisa: Gestão Informativo-Orus
Fonte: SM