Produtos regionais ganham espaço
25/05/2015

Produtos regionais ganham espaço


O regionalismo presente no artesanato, culinária, vestuário e outras vertentes é parte importante do patrimônio de um povo. Para empreendedores atentos, é também oportunidade de valorizar produtos locais e diferenciar-se no mercado para lucrar mais, seja no comércio da região, no turismo ou exportação.
O peso das marcas regionais entre os produtos líderes vendidos nos supermercados brasileiros aumentou.
Os supermercadistas reconhecem que os consumidores de mais idade mantêm vínculos com as marcas tradicionais, talvez resquício de décadas anteriores, quando havia poucas disponíveis no mercado, mas que as gerações mais novas costumam experimentar e mudar de marca mais facilmente.
A seleção de produtos, por preço, nos supermercados abre espaço para o crescimento de empresas de alimentos regionais. Nesse aspecto, é bom para a economia da região.
Com as fusões e aquisições no varejo de supermercados, as grandes empresas descobriram que tinham de preservar o mix local de produtos para manter a clientela. E, além disso, a facilidade na entrega dos produtos, a melhor prestação de serviços nas lojas, pois as empresas entendem que seus produtos merecem ter um atendimento diferenciado. O consumidor agradece.