Promotores, eles fazem falta
20/11/2014

Promotores, eles fazem falta

Eles fazem falta: Pesquisa mostra que ausência de promotores da indústria gera ruptura e perda de vendas
55% dos supermercadistas ouvidos não contam com promotores aos sábados e domingos
88% dizem que o maior problema enfrentado com a falta de promotores é a ruptura em gôndola
Buracos nas gôndolas em categorias importantes. E o pior: no fim de semana. Responsável por tirar o sono de muitos supermercadistas, essa ruptura é causada principalmente pela falta de promotores da indústria aos sábados e domingos, quando o giro de muitas categorias sobe. Em sondagem de SM com 100 varejistas de todo o País, 88% dizem que a falta de produtos é o maior problema enfrentado nesses dias pela ausência de promotores. Não por acaso, 86% consideram a presença desses profissionais nos finais da semana essencial para o negócio. Apesar disso, 55% não contam com fornecedor que disponibiliza promotores nesses dias. O problema, portanto, merece reflexão e soluções. Afinal, tanto indústria quanto varejo perdem. Rafael D'Andrea, CEO do Grupo ToolBoxTM, afirma que o número de promotores da indústria é limitado, o que dificulta a presença deles durante todo o fim de semana. Vale lembrar que uma parte trabalha no sábado de manhã, porém o pico de vendas ocorre à tarde e à noite. Esse período também é curto para visitar todas as lojas que constam no roteiro diário dos profissionais.
Cálculo de perdas nas empresas
28% dos varejistas já calcularam as perdas em vendas pela falta de promotores. As quedas foram de:
» até 5% 50% das empresas
» de 5% a 10% 33,3% das empresas
» de 10% a 15% 4,2% das empresas
» mais de 15% 12,5% das empresas

Roberto Uchida, gerente de projetos da consultoria Bip, acrescenta que cada vez mais o fornecedor enxerga no promotor um investimento.
Isso significa que o supermercadista deve ir fundo no problema de desabastecimento das gôndolas, para negociar com os fabricantes. "É preciso maior colaboração entre varejo e indústria para se encontrar uma saída que favoreça os dois lados", avalia D'Andrea, da ToolboxTM. Sem dados concretos, diz ele, os supermercados continuarão reclamando e a indústria impondo condições, como volumes maiores e mais espaço de exposição.