Satisfação do consumidor com o autosserviço está menor
11/07/2011

Satisfação do consumidor com o autosserviço está menor

Parece que as redes de super e hipermercados decepcionaram seus clientes no mês de junho. De acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, medido pela ESPM, a satisfação dos consumidores em relação às redes caiu 5,3 pontos percentuais, na comparação com os resultados obtidos em maio.

O principal motivo para isso, na avaliação de Ricardo Pomeranz, professor pesquisador da ESPM e Global Chief Digital Officer da Rapp, é o descontentamento dos consumidores com as promessas não cumpridas pelas redes de varejo, principalmente em relação às promoções. "Diversas parcerias foram feitas entre as redes com a indústria para a promoção de produtos, mas em muitos casos esses não foram encontrados nas lojas", diz Pomeranz.

Em relação ao valor dos produtos, os consumidores deram uma folga neste mês, já que o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) apresentou redução em junho. A pesquisa analisa redes como Casas Bahia, Lojas Americanas, Ponto Frio, Casas Pernambucanas, Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart e Zaffari.

Ainda de acordo com o Índice de Satisfação, as empresas de varejo fecharam junho com avaliação de 76,8% na percepção dos consumidores. A crise das grandes redes, com a cisma entre os sócios Pão de Açúcar e Casino, por conta das negociações com o Carrefour, ao menos em junho, ainda não se configurou no interesse principal dos internautas.

Pesquisa: Gestão Informativo-Orus
Fonte: Brasil Econômico