Setor supermercadista e indústria vitivinícola na promoção do mercado de vinho nacional
06/06/2013

Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho já realizou campanha promocional para o vinho branco e projeto setorial com rodada de negócios
O setor supermercadista e a indústria vitivinícola estão atuando conjuntamente para promover o mercado de vinho nacional. Um dos primeiros resultados foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a indústria vitivinícola representadas pelas entidades: Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (A.B.B. A), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), em outubro de 2012. As entidades setoriais preveem o aumento de consumo per capita de 1,9 para 2,5 litros até 2016 e ampliação da venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos.
O acordo estabeleceu também a criação do Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho constituído por representantes da ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA E IBRAVIN para dar continuidade às ações conjuntas, entre elas a realização de palestras institucionais, campanhas de divulgação e eventos de relacionamento com vinícolas.

Campanhas promocional do vinho branco

Em janeiro de 2013 o Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho lançou a uma campanha promocional dos vinhos brancos no varejo. Com o mote "No Verão, vá de Vinho Branco", a ação tinha como meta aumentar o consumo desses itens em 20%, especialmente no verão, entre janeiro e março.

A ação, basicamente, compreendia a ampliação do espaço para vinhos brancos nacionais, exposição diferenciada e a utilização de comunicação em gôndola da campanha (cartazes de preço, sinalizador de ilha, tag de garrafa, régua de gôndola e stopper) que foram distribuídos nos pontos de venda, além disso, as empresas participantes puderam complementar a campanha com promoções próprias.

Projeto Setorial: Conhecendo os Vinhos do Brasil

Mais uma ação marcou o forte empenho das entidades em cumprir o acordo de incentivar o aumento do consumo de vinho no País com o lançamento do projeto setorial: "Conhecendo os Vinhos do Brasil", que em sua primeira edição, realizada de 31 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013 na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, buscou integrar produtores, supermercadistas e importadores em um encontro que reuniu mais de 150 pessoas e permitiu aos participantes conhecer um pouco mais sobre o vinho brasileiro, e se aproximar de diversos produtores gaúchos.
Mais ações do Grupo de Trabalho
Entre as atividades já programadas para 2013 está em andamento a discussão para criação do Fundo de Promoção e Ordenamento do Mercado Vitivinícola no Brasil, no âmbito da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados, órgão consultivo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília e que congrega todas as entidades participantes do Acordo firmado em outubro. A previsão inicial é que este trabalho seja concluído durante este ano, quando seria proposta formalmente a criação do fundo, por meio de legislação específica.