Sugestão para 2020: seja simples
10/12/2010

Sugestão para 2020: seja simples

O assunto é recorrente nas reuniões com os clientes. Washington Olivetto, sócio da agência de propaganda W/ McCann, diz que 85% dos encontros giram em torno de uma dúvida: como as empresas estarão em 2020? “Todo mundo está preocupado com as mudanças nos hábitos de consumo e como isso vai refletir no mundo dos negócios”, diz. Ele foi o primeiro palestrante da 10a. Convenção ABF de Franchising realizado na Praia do Forte (BA). As dúvidas têm justificativa. Afinal, as classes emergentes continuam em ascensão, os jovens influenciam o mercado como um todo e as mídias sociais são canais cada vez mais comuns utilizados nas relações de consumo. Apesar dessas transformações, uma característica prevalece na comunicação com o público. “Mudam as linguagens, mudam as preocupações... o que com certeza não muda é a grande ideia”, destaca Olivetto. Ele dá o exemplo do Garoto Bombril, criado em 1978 e até hoje presente nos comerciais de televisão. A criação de um personagem bem sucedido rendeu à fabricante de palha de aço um registro no Guiness, o livro dos recordes, como a propaganda televisiva com maior veiculação no mundo. À época, em 1995, eram menos de 200. Hoje, quase 400 peças já foram produzidas. Outro exemplo é o da fabricante de sutiãs Valisiére, que lançou o comercial: “O primeiro Valisiére a gente nunca esquece”, que virou bordão e entrou para a cultura popular. No Rio de Janeiro, mais recentemente, Olivetto comandou uma ação para a rede de supermercados gourmet Zona Sul. A ideia era divulgar a loja online da varejista e, para isso, a agência colocou um carrinho cheio de compras na orla da praia que se movimentava sem que ninguém o empurrasse. O público ficava surpreso, mas na verdade o carrinho tinha um controle remoto comandado por alguém escondido. “O que mudou a comunicação e vai continuar mudando nos próximos dez anos são os pequenos atos que a gente faz”, observou Olivetto. E conclui: “Pense simples. Simples é sempre melhor”.