Supermercados esperam crescimento de até 30% no Carnaval
09/02/2013

Supermercados esperam crescimento de até 30% no Carnaval

Carnaval apressa o passo dos consumidores rumo aos supermercados
Por conta dos festejos de Momo, redes esperam aumentar o movimento, em média,
em 30% até esta sexta-feira
Bebidas, como a cerveja e o refrigerante, encabeçam a lista dos itens mais
vendidos por conta da folia de Momo
Nem a inflação acima da média que atinge os produtos sazonais, estimada em
12,99% para o chope e a cerveja, por exemplo, é capaz de reduzir o movimento
dos supermercados por conta do carnaval. Até esta sexta-feira (8), as redes
varejistas esperam aumentar o movimento nas lojas em cerca de 30% em relação a
uma semana comum, segundo o vice-presidente da Associação Pernambucana de
Supermercados (Apes), Djalma Cintra.
Se comparado ao mesmo período de 2012, serão 10% a mais de vendas. “Isso é
reflexo do poder de compra da população, que está mais alto”, justifica Cintra.
Além disso, as altas temperaturas de fevereiro também têm dado uma forcinha
para os supermercadistas. “A procura por líquidos cresceu bastante”, comenta
ele.
E são justamente as bebidas, como a cerveja e o refrigerante, que encabeçam a
lista dos itens mais vendidos por conta da folia de Momo. De acordo com o
vice-presidente da Apes, as carnes vêm em seguida (indispensáveis entre um gole
e outro), além de produtos da área têxtil (camisetas, bermudas, sungas e demais
itens de moda praia). O protetor solar, outro item importante na cesta de
compras “carnavalesca”, já registra alta nas vendas desde o mês passado.
A professora Maristela Angelo, 47, vai fazer suas compras nesta quinta-feira
(7). Todos os anos, ela reúne amigos em sua casa de praia. “Os supermercados
são muito cheios nessa época, então quanto antes comprar, melhor”, comenta. A
mesma estratégia é utilizada pelo assistente administrativo Ivanucci Nery, 25.
Embora tenha deixado para última hora, ele espera não ter problemas. “Espero
comprar tudo até sexta, mas não queria enfrentar as filas.”
Esquema especial
Para tentar minimizar os problemas causados pelo maior fluxo de clientes nas
lojas, as redes estão montando esquemas especiais. No Extra, por exemplo, os
funcionários trabalharão numa escala diferenciada, priorizando os períodos de
maior movimento. “Durante toda essa semana, estamos operando com mais
colaboradores para agilizar as filas”, diz Ricardo Cardoso, gerente regional da
rede. A expectativa é de incrementar as vendas em aproximadamente 20%.
“A cidade já está em clima de carnaval, a procura por produtos típicos tem
aumentado bastante”, diz ele, que não espera contratempos, apesar da maior
demanda. “Como a rede tem estabelecimentos que funcionam 24 horas, os clientes
não enfrentarão grandes problemas”, assegura Cardoso.
Quem for a uma das unidades do Bompreço também não deve ter dor de cabeça com
as filas. É o que garante o diretor distrital de operações, Daniel Sousa. Além
da escala de atendimento diferenciada, a rede está com os estoques reforçados
desde o mês passado. “Começamos a nos planejar para a demanda do carnaval no
dia 15 de janeiro. Não há risco de faltar produtos.” Já no Deskontão,
funcionários contratados para o período natalino devem reforçar o quadro neste
carnaval, segundo a gerente geral da rede, Roberta Courceiro. Ela estima vendas
20% maiores para as bebidas, carro-chefe do período.