Supermercados gaúchos projetam crescimento de 2% na Páscoa
14/03/2014

Supermercados gaúchos projetam crescimento de 2% na Páscoa

A Agas (Associação Gaúcha de Supermercados) encomendou ao Instituto Segmento Pesquisas estudo para saber as projeções de consumidores e de supermercadistas gaúchos para a festividade. Ficou constatado que o crescimento real das vendas do setor nesta Páscoa será de 2% em relação ao ano passado, de acordo com estimativa dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 26 de fevereiro de 2014, e ouviu 200 gaúchos de ambos os sexos, com idades entre 18 e 65 anos, de todas as faixas de renda. Pelo lado dos supermercadistas, foram entrevistados 20 diretores de empresas do setor em todo o Estado.
Segundo Antônio Cesa Longo, presidente da Agas, além das temperaturas mais amenas, a ocorrência da Páscoa na terceira semana de abril é favorável ao comércio por se distanciar do começo do ano, quando o orçamento das famílias está mais comprometido com o pagamento de impostos e a volta às aulas. “A indústria está apostando em lançamentos e em ovos menores, com foco na classe C. Outro nicho em destaque é o de ovos premium, adquiridos majoritariamente para presentear, que já representam cerca de 15% do total das vendas de Páscoa”, destaca Longo.
Ao todo, os supermercados do Rio Grande do Sul devem comercializar 9 milhões de ovos de chocolate, somando um faturamento em torno de R$ 96 milhões para o setor – 10,9% deles produzidos pela indústria gaúcha.
A preferência pelos supermercados
De acordo com dados da pesquisa, 89,7% dos gaúchos elegem os supermercados como local principal ou alternativo de compras para a Páscoa. A variedade de opções de produtos foi apontada por 55% dos entrevistados como um dos motivos da escolha dos supermercados em relação a outras lojas, seguida pelo preço mais baixo (47,5%) e pela comodidade de efetuar todas as compras em um mesmo lugar (42%), que até o ano passado era o principal diferencial do setor apontado pelos consumidores.
Gasto médio por família
Os gaúchos, segundo a pesquisa, vão gastar, em média, R$ 180,20 nas compras de produtos para a Páscoa em supermercados, valor quase R$ 20 mais alto que em 2013. Quanto às formas de pagamento, 55,9% das compras de Páscoa deverão ser realizadas por meios eletrônicos, dinheiro (26,1%), cartão débito (27,1%), cartão crédito (29,5%), cartão próprio do supermercado (9,3%) e cheque (8%).
Crescimento do light
Outro segmento que vai se destacar é o de chocolates ‘light’. Segundo os dados da pesquisa, 15,1% dos consumidores devem comprar algum chocolate diet ou light, e 75% dos supermercados terão este produto à venda em suas gôndolas. Quanto mais alta a renda, maior o consumo destes itens: entre aqueles que têm renda superior a 10 salários mínimos, chega a 21,1% o percentual de gaúchos interessados em comprar chocolates light ou diet.
Vinho nacional
Os supermercados ouvidos projetam um crescimento de 7,2% nas vendas de vinhos nacionais. Já na comercialização dos vinhos importados o acréscimo esperado é de 5,5% . “É a consolidação da qualidade do vinho da Serra, que tem um valor bem mais em conta com qualidade similar à dos importados”, aposta o presidente da Agas.