Tecnologia e Serviços - Orus/Involves
06/08/2010

Tecnologia e Serviços - Orus/Involves

Em quanto tempo sua empresa identifica a existência de ruptura de um produto no ponto de venda? De que forma sua empresa avalia a participação no mercado? Sua empresa tem acesso a informações sobre o ponto de venda em tempo real? Quais vantagens a agilidade dessas informações traria ao seu negocio? Informações sobre os produtos nos pontos de venda são um importante alicerce para a tomada de decisão no varejo. Tão importante quanto uma informação é a sua agilidade: quanto mais atual, maior sua qualidade. A informação mais valiosa, portanto, é aquela obtida em tempo real. Saber com antecedência que em um ponto de venda há produtos próximos do vencimento, por exemplo, viabiliza a realização de determinadas ações que promoverão o giro destes produtos, ou a sua substituição. Outro exemplo é a identificação em tempo real da ocorrência de rupturas. Sua ágil correção evita problemas como queda de vendas e perda de fidelidade à marca. A empresa de pesquisas LatinPanel publicou um estudo com resultados que expressam o valor da tomada de decisão ágil. Neste estudo foram identificadas as reações de consumidores de determinados setores ao deparar-se com uma ruptura. No setor de congelados / resfriados, 60% dos consumidores afirmaram que mudam de marca nesta situação. Já no setor de peixaria, este valor é de 33%. O setor de limpeza apresenta o percentual mais alarmante: 72%. Diante destes resultados, é indiscutível a necessidade de monitorar o PDV com uma postura proativa. Mesmo sabendo que a agilidade da informação é fator crítico para diferenciação e até sobrevivência no mercado, acessá-la de maneira rápida e efetiva é um grande desafio. A Orus Brasil desenvolveu uma parceria com a empresa catarinense Involves Tecnologia (http://www.involves.com.br) para implantação do Agility Pro Involves. Trata-se de um software inovador e diferenciado que possibilita a captura de informações nos pontos de venda em tempo real com apoio de dispositivos móveis. Através desses dados a ferramenta disponibiliza relatórios e análises gráficas (Bussiness Intelligence) em ambiente web, reduzindo consideravelmente o delay de informações dos PDVs. A tecnologia utilizada posiciona o promotor como um poderoso agente de informação, responsável por coletar informações de rupturas, estoques, preços, vendas, avarias, share no PDV, dentre outras. Através do software Agility Pro Involves, A Orus Brasil e seus clientes tem acesso a funcionalidades como: • Virtualização do layout de gôndolas dos supermercados: o layout da gôndola é modelado no sistema web. Em seguida, o promotor recebe no celular a imagem, compara com a realidade no PDV, tira uma foto e envia para o sistema automaticamente. Desse modo é possível acompanhar em tempo real e supervisionar se o modelo criado confere com o modelo implantado no PDV; • Monitoramento em tempo real de promotores: visualização de todos os promotores conectados, a partir do dispositivo móvel, no sistema. O sistema informa as atividades em execução de cada promotor e possibilita o envio de mensagens de texto; • Georeferenciamento dos pontos de venda: oferece uma visão global da área de atuação, destacando todos os pontos de venda em mapa do Google Maps. Além disso, permite realizar cálculo de rotas e distâncias entre os PDV’s; • Geração de gráficos estatísticos e relatórios online: os dados coletados em campo são consolidados e disponibilizados no sistema em tempo real, visualizados em gráficos dinâmicos e com possibilidade de exportação para Excel ou PDF; • Coleta de dados através de Celular/Palm/Smartphone em tempo real: coleta de dados e fotos dos pontos de venda; • Avaliação de promotores por parte de supervisores/supermercadistas: o promotor é avaliado com base em critérios pré-definidos, como proatividade, limpeza, conquista de pontos extras, entre outros. • Relatórios de nível de serviço: A avaliação de todos os promotores gera gráficos de nível de serviço e permite comparar um promotor com outro; • Área restrita para os clientes da Orus Brasil, com acesso a grande parte das funcionalidades, como relatórios dinâmicos e outras informações que lhes dizem respeito; • Envio de mensagem para os promotores através do sistema, reduzindo gastos com telefone. Possibilita a comunicação ente o pessoal do escritório e o pessoal em campo; • Casting de promotores: área voltada à seleção de promotores com base em informações do seu perfil e avaliação de desenpenho; • Interface do sistema rica, inovadora e acessível com segurança a partir de qualquer lugar; • Possibilidade total de customização; • Módulo de roteirização para controle de promotores; • Monitoramento de promotores com o auxilio de GPS; Com esse sistema a Orus Brasil deseja agregar valor aos seus serviços e possibilitar que seus clientes trabalhem com base no presente e no futuro projetado, em tempo real. Para maiores informações sobre as funcionalidades, acesse o blog da Involves (http://blog.involves.com.br).