Vendas do varejo no Natal devem cair 5%
23/12/2015

Vendas do varejo no Natal devem cair 5%

Avaliação da Serasa Experian prevê segundo ano consecutivo de queda no período
As vendas reais do comércio varejista brasileiro devem recuar mais de 5% na semana do Natal em comparação com o mesmo período do ano passado. Este seria o segundo ano consecutivo de redução das vendas, segundo a Serasa Experian.
No ano passado, as vendas no Natal caíram 1,7% na comparação anual, no primeiro recuo registrado no período pela Serasa Experian, que iniciou o levantamento em 2003.
"Aumento do desemprego e da inflação, crédito mais caro e mais difícil, queda da renda, é uma combinação que não perdoa o varejo", diz Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian.
Segundo o economista, a tendência de baixa já foi percebida no Dia das Crianças, quando houve redução de 5% ano contra ano. A tendência de recuo continuou em novembro, durante a Black Friday. A data antecipou algumas vendas de Natal, “mas não foi suficiente para reverter a tendência de queda no mês", segundo o economista. Em novembro, as vendas do comércio varejista recuaram 7,7% sobre o mesmo mês do ano passado. Em outubro, a queda foi de 7,9%.
São Paulo
No Estado de São Paulo, a queda deve ser ainda mais acentuada do que a média nacional. A FecomercioSP projeta queda de 10 a 12% nas vendas reais do comércio varejista, segundo Fábio Pina, assessor econômico da entidade.
"É o pior Natal da década. Com menos renda, menos emprego, menos crédito, a confiança em seus piores níveis históricos, é difícil, sob essas condições, imaginar que o consumidor vá comprar", afirma Pina

 fonte: SM