Você sabe lidar com o funcionário que dá resultado, mas não obedece?
30/01/2017

Você sabe lidar com o funcionário que dá resultado, mas não obedece?

É preciso cuidado, pois esse comportamento pode gerar problemas na equipe.

A solução para lidar com o funcionário que dá resultado, mas não obedece envolve dois valores importantes: disciplina resultado. “O que é mais importante? O cumprimento de regras ou a entrega dos resultados de acordo com o desejado?”, questiona Alexandre Rangel, especialista em gestão de pessoas e sócio-fundador da Alliance Coaching.

 Segundo Rangel, valorizar a disciplina, o cumprimento de normas e procedimentos, em detrimento da entrega de bons resultados, pode ser um entrave burocrático limitante para a empresa. “Não podemos esquecer que ela vive de resultados financeiros e não financeiros também. Sem eles, não há como remunerar os colaboradores nem distribuir dividendos aos acionistas”, destaca.

Por outro lado, se alguém entrega excelentes resultados com seu trabalho, mas é uma pessoa indisciplinada no que diz respeito ao cumprimento de horários, há sérias implicações no ambiente de trabalho, tais como:

1. ser um estímulo para que os outros colegas também se sintam no direito de não cumprir com os horários e com outras regras da empresa
2. comprometerá a imagem da liderança, pois o grupo perceberá a tolerância da chefia com a indisciplina e isso soará como uma fraqueza do gestor
3. e é importante ressaltar que a qualidade da entrega de apenas uma etapa do processo não garantirá o bom resultado de todo o processo, porque as etapas são interligadas entre si
4. o descompasso com horários, por exemplo, poderá causar um desalinhamento entre os setores, prejudicando a entrega final do produto ou do serviço.  

O que fazer?
Em situações como essa, a liderança deve conversar em particular com a pessoa em questão; ressaltar a qualidade que o funcionário tem, que é a entrega de resultados. “Em seguida, converse sobre o comportamento a ser melhorado, dando exemplos de situações reais que ocorreram e os prejuízos causados, e ao fim da conversa mostre os ganhos que a mudança de comportamento poderá trazer para ele como profissional e também os ganhos que a empresa terá”, explica Rangel.
Caso o funcionário não se esforce para melhorar e posteriormente não apresente uma resposta positiva, a liderança deve tomar uma atitude mais efetiva. Em alguns casos, a saída está na substituição do funcionário. Mas antes de qualquer decisão é preciso avaliar muito bem os prós e os contras.