Wickbold investe R$ 15 milhões para elevar faturamento
14/04/2011

Wickbold investe R$ 15 milhões para elevar faturamento

Para ampliar as vendas, a empresa anunciou investimento de R$ 15 milhões neste ano em campanhas de marketing e ações promocionais nos pontos de venda. O objetivo é ampliar em 15% a receita da companhia, atingindo um faturamento de R$ 480 milhões. Além disso, para elevar o lucro, a empresa apresenta ao varejo, a partir de maio, uma nova tabela de preços.

O reajuste será de 3% a 9%, dependendo do item. Na média, a tabela ficará 7% mais cara a partir do próximo mês. Isso porque, segundo a empresa, apesar de as vendas terem crescido em volume e valor, o lucro não acompanhou a curva ascendente.

No ano passado, a fabricante de pães e torradas atingiu faturamento de R$ 416 milhões – valor 13% maior do que em 2009. "A época áurea dos grandes lucros já passou. Os resultados estão cada vez mais apertados e muito mais baixos que há 10 anos", admite Ronaldo Wickbold, diretor industrial e de logística da empresa.

Entre as razões para a queda no lucro operacional, o executivo destaca o aumento visível da competitividade e também a alta no custo dos grãos. Não são só os preços da farinha de trigo e do açúcar que preocupam. A alta no preço do barril de petróleo também deve onerar a linha de despesas da Wickbold. “A nafta é a principal matéria-prima para produção das embalagens. Ela nunca cai de preço, nem mesmo diante da queda do petróleo e do diesel”, reclama.
Distribuição nacional
Além de investir na divulgação de suas marcas, a Wickbold ainda planeja ampliar a distribuição de seus produtos para atender todo o mercado brasileiro. Hoje, seus pães e torradas chegam a dez estados e ao Distrito Federal.
Na avaliação do diretor da empresa, tal avanço exigirá, a médio prazo, instalação de novas fábricas em regiões como Norte ou Nordeste, e também no Sul do País. “Estamos nos estruturando para ter diversas unidades em vários estados. Para reduzir custos logísticos e garantir nossa filosofia de que o produto produzido hoje tem que estar no ponto de vendas amanhã, é importante termos fábricas em outras localidades”, afirma Wickbold.

Fonte: Brasil Econômico
Pesquisa: Orus Brasil